Sinônimos: Asma brônquica, bronquite asmática
A asma é uma doença que causa inchaço e estreitamento das vias aéreas dos pulmões, causando dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse.
A asma é causada por inflamação nas vias respiratórias. Quando ocorre um ataque de asma, os músculos ao redor das vias respiratórias ficam apertados e a parte interna das passagens de ar incha. Isso reduz a quantidade de ar que pode passar.
Em pessoas sensíveis, os sintomas da asma podem ser desencadeados pela inalação de substâncias que causam alergia (chamadas alérgenos ou desencadeadores).
Os desencadeadores comuns da asma incluem:
Aspirina e outros anti-inflamatórios não esteroides (AINE) provocam asma em alguns pacientes.
Várias pessoas com asma têm um histórico pessoal ou familiar de alergias, como febre do feno (rinite alérgica) ou eczema. Outros não têm nenhum histórico de alergias.
O teste de alergia pode ser útil para identificar alérgenos em pessoas com asma persistente. Alérgenos comuns incluem:
Os irritantes respiratórios comuns incluem:
O médico usará um estetoscópio para auscultar os pulmões. Sons relacionados à asma podem ser auscultados. No entanto, os sons do pulmão geralmente são normais entre episódios de asma.
Os testes para diagnosticar a asma podem incluir:
A maioria das pessoas com asma tem ataques separados por períodos sem sintomas. Algumas pessoas têm deficiência respiratória por longo período com episódios de maior deficiência respiratória. Respiração ofegante, ou uma tosse, pode ser o sintoma principal.
Os ataques de asma podem durar de minutos a dias e podem se tornar perigosos se o fluxo de ar estiver muito restrito.
Os sintomas da asma incluem:
Situações de emergência das crises de asma:
Outros sintomas da asma que podem ocorrer:
Marque uma consulta com seu médico se você apresentar os sintomas da asma.
Ligue para o seu médico ou vá para o pronto-socorro se:
Vá para um atendimento de emergência se ocorrerem os seguintes sintomas da asma:
O objetivo do tratamento da asma é evitar as substâncias que desencadeiam seus sintomas e controlar a inflamação das vias respiratórias. Você e seu médico devem trabalhar juntos como uma equipe para desenvolver e colocar em prática um plano para eliminar os desencadeadores de asma e monitorar os sintomas.
Há dois tipos básicos de medicamento para tratamento de asma
Os medicamentos de controle para a asma controlam seus sintomas se você não tiver asma branda. Você deve tomá-los todos os dias para que elas funcionem, mesmo quando você se sentir bem.
Os medicamentos mais comuns para o controle da asma são:
Outras drogas de controle que podem ser usadas são:
Os medicamentos de alívio imediato funcionam rápido para controlar os sintomas da asma:
Os medicamentos de alívio imediato para a asma incluem:
Um ataque de asma grave requer um check-up por um médico. Você também pode precisar de uma estada no hospital, oxigênio, ajuda na respiração e medicamentos por via intravenosa (IV).
Os planos de ação para a asma são documentos escritos para uma pessoa com asma. Um plano de ação para a asma deve incluir:
Um medidor de pico de fluxo é um dispositivo simples para medir a rapidez com que você pode mover o ar para fora de seus pulmões.
Não há cura para asma, embora os sintomas às vezes melhorem ao longo do tempo. Com o autogerenciamento e tratamento médico apropriados, a maioria das pessoas com asma pode levar uma vida normal.
As complicações da asma podem ser graves. Algumas incluem:
Você pode reduzir os sintomas da asma evitando desencadeadores conhecidos e substâncias que irritam as vias respiratórias.
As pessoas com asma também devem evitar poluição do ar, poeiras industriais e outras fumaças irritantes o máximo possível.